segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Lombo Recheado de Maça

Olá!!!!


Dezembro chegando.... E lombo faz parte das infinitas comidas que devemos fazer para todos os almoços e ceias que teremos.

Esse lombo que fica dourado por fora e úmido por dentro é uma ótima sugestão. Sem contar que ode ser feito com antecedência o que é ótimo para esse período de festas.

Receitinha básica:
1kg de lombo aberto em manta (explicaremos como abre ou use o youtube... Mas a melhor opção é pedir para seu açougueiro abrir)
2 maças verdes sem casca cortadas em cubos pequenos
6-8 azeitonas verdes sem caroço picadas
1 tomate cortado em fatias
3 dentes de alho
100ml de vinho branco
1 talo de alho porró
Alecrim
Pimenta do reino
Sal


Para fazer a manta: faça um corte ao lingo do lombo de 1cm de profundidade. Vá desbastando o lombo imaginando uma espiral no seu corte transversal. Ficou difícil????? A primeira vez dará problema mesmo... Mesmo que algumas partes se separem não se preocupe porque o lombo será amarrado.

Em cima da manta coloque os cubos de maça, sal, azeitonas cortadas e um pouco de pimenta do reino. Cuidado com o sal pois normalmente a azeitona deixa o prato bem salgadinho.

Enrole e amarre firmemente o lombo com um barbante. Deixe em um formato bem cilíndrico. Na assadeira ponha vinho branco, alho descascado em dente, azeite, alho porró e as fatias de tomate. Deixe cozinhar por 40minutos em forno baixo e com a assadeira coberta por alumínio. Para não deixar o lombo muito seco ou muito cru fomos medindo com o termômetro de carne. Aos 75graus no interior do lombo tiramos o papel alumínio e deixamos no grill do forno para dourar.

Para acompanhar fizemos um molho de vinho reduzido somente com alho e o deglacê da forma.

Dá para guardar tudo separado e cortar o lombo em fatias quando servir. Não esqueçam de tirar o barbante!

Boa hein?
Já podem preparar para o natal!

2 comentários:

M & M disse...

Este lombinho está mesmo com um óptimo aspecto...

A Delicodoce disse...

Que carne fantástica !!!
Adoro o recheio.
Boa semana e bj.

Postar um comentário