domingo, 5 de agosto de 2012

Boeuf Bourguignon Au Minute

Olá,

Tudo bem???
Sabe quando chega um sábado de feriado e queremos uma comidinha gostosa mas nada que tem no freezer??? Então, fizemos um boeuf bourguignon au minute.

Um bouef bourginon nada mais é do que um picadão com vinho e com um nome sofisticado. A vantagem desse é que como é feito com filet migon fica pronto bem rapidinho.

A receita original é do Chef Dartagnan.

Receitinha básica:

4 cenouras médias descascadas e cozidas
200g de bacon magro
400g de filet mignon limpo
1/2 garrafa de vinho tinto
2 cebolas roxas médias
3 dentes de alho inteiros
2 colheres de sopa de farinha de trigo
Alecrim
Salsinha
Sal
Lardon

Para a receita utilizaremos 3 panelas.

Na primeira coloca-se o bacon em pedaços de 1x3cm e deixe fritar. Não é necessário colocar azeite. O Chef descreveu isso como Lardon. Após o bacon estar frito junte a cebola roxa picada. Mexa até a cebola ficar cozida no bacon. Reserve uma colher dessa mistura para decorar.

Na segunda panela coloca-se o alho e o vinho com 3/4 das cenouras cortadas em fatias de 1cm. Deixe o vinho reduzir pela metade.

Para a terceira panela corte o filet mignon em medalhões de 1,5cm e corte cada bife em 4 pedaços. Vamos ter um picadão. Coloce a carne na panela já quente com pouco azeite e sem sal e sem pimenta, deixe a carne pegar cor. Depois de dourar a carne, coloque sal, pimenta e a farinha. Misture bem e frite por 2 minutos.

Filet Mignon em versão picadão
Com a carne já com a farinha incorporada coloque na mesma panela a cenoura com o vinho e o bacon com as cebolas. Coloque o alecrim e salsinha. Deixe cozinhar por 8 minutos ou até o molho ficar consistente.

Para decorar utilize a cenouras restabtes e o bacon com a cebola.

Para acompanhar fizemos um arroz vermelho que demora mais ou menos 25 minutos na panela de pressão. O arroz ficou bem al dente. É diferente, saboroso e vale a experiência com a carne.

Para ser au minute faça as 3 panelas ao mesmo tempo e arroz deve começar antes.


Vai muito bem un vinho tinto potente e uma soneca depois.

Só agora escrevendo para blog lembramos que ia cogumelo paris descascado!!!! O cogumelo iria junto com a cebola roxa o o bacon. Se alguem fizer essa receita conte como ficou com o cogumelo porque sem ficou uma delícia!!!!


Prato Pronto... Hummmmmmmmmm

9 comentários:

Miminhos da Mito disse...

Olá

Que sugestão mais gostoso e deliciosa :)

Bjs

A Delicodoce disse...

Muito bom!!!
Adorei!!!
Boa semana e beijinho

luci disse...

Que delícia adorei beijos

Guloso e Saudável disse...

Essa receita deve ter um aroma muito agradável assim com o sabor deve ser delicioso,
Beijo,
Vânia

Renata disse...

Muito bom! Não sabia que tinha uma versão rapidinha desta receita tão saborosa. Por coincidência, vou postar esse prato no meu blog nos próximos dias, mas foi feito com a receita tradicional, demoraaaaaada... rsrs

Salsa Verde disse...

Ficou com um aspecto fabuloso!
Beijinhos e boa semana,
Lia.

Josy disse...

Que delicia, como disse a Renata, não sabia que existia essa versão rápida e muito boa por sinal,adoro esse prato e o seu ficou convidativo e com um aspecto delicioso. Bjocas, ótima semana amigos

saboracasa disse...

humm yammi bem delicioso :)

A Meu Gosto disse...

Faz lembrar o filme Julie and Julia, adoro :D
beijinho

Postar um comentário