segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Degustação de Vinhos

Oláaaaa!!!!!!!

Eita dupla que inventa e "eventa" viu??? Hoje vamos fazer oficialmente nossa primeira degustação de vinhos!!

Bom... os vinhos foram escolhidos pelas degustadoras que aqui postam : Pêra Manca Tinto 2008, Almaviva 2008 e um Almaviva EPU 2008.

Os vinhos foram comprados parte aqui no Brasil e parte importados por um amigo. Infelizmente nos Estados Unidos os vinhos são muito mais baratos que aqui...dizem que são os impostos... mas não vamos falar desses coisas num post alcoólico como esse!

Hoje não teremos receitinha de nada! A degustação vai ser acompanhada de pãezinhos, queijos e presunto cru..E... no final, claro, capeletti ao sugo para finalizar.

Bora ao que interessa?? Vinhos!!

Vamos fazer uma prévia introdução de cada vinho baseado no produtor:
Pêra Manca Tinto 2008 -  Vinho produzido na Região do Alantejo pela adega Cartuxa. O vinho fica durante 18 meses em barricas de madeira e depois mais 12 meses na garrafa antes de ser vendido.

Almaviva 2008 - Vinho chileno que foi feito devido a uma parceria da famosa Baron Philippe de Rothschild e a Concha y Toro. Dizem que na boca podemos sentir o gosto de amoras e ameixas que se misturam com aromas de baunilha, café, tabaco e cacau. (nossa!!! Certamente não temos um paladar apurado como esse!)

Almaviva EPU 2008 - Vinho foi feito na mesma parceria que o anterior porém é conhecido como um "second vin". Porém sendo um Almaviva é muito melhor do que o primeiro vinho de muitos produtores.

Certamente esses foram os melhores e mais caros vinhos já tomados por nos e por quase todos os grupo (ao todo somos 13 pessoas). A diversão da degustação foi a comparação entre o que o produtor diz com o que realmente conseguimos sentir, cheirar e olhar.

Pegamos na internet uma ficha de degustação de vinhos para cada um poder fazer sua anotação (se quiser pegar a sua clique aqui).

Uma dica em relação a mesa e comidas em uma degustação de vinho. A mesa não deve ter nada de cheiros como velas e flores para não interferir no vinho. Para comer serve-se pãezinhos e alguns tipos de queijo.

Show de bola a degustação!

2 comentários:

Guloso e Saudável disse...

Olá,
Somos apreciadores de vinho, eu pendo mais para os suaves e meu marido gosta principalmente dos Alentejanos, mas raramente consumimos.
Boa semana, beijo,
Vânia

luci disse...

Que delícia aqui em casa nós adoramos vinhos,boa semana beijos

Postar um comentário